UBE blogs

domingo, 6 de novembro de 2011

Entendendo o recado de Deus.

Alguns de nós, homens, precisamos que uma tonelada de tijolos caia sobre nossas cabeças para podermos perceber como alguma coisa que estamos fazendo desagrada o Senhor. No entanto, chuva de tijolos não é o método favorito de Deus para fazer as coisas. Ele costuma começar com lembretes educados, e só depois passa para métodos mais radicais para chamar a nossa atenção.
Quando os filisteus tomaram a Arca de Deus(1sm 5.1-2), o Senhor lhes deu um aviso sutil para que a devolvessem, fazendo com que o ídolo Dagon caísse diante da arca. Como os filisteus não entenderam, Deus fez a estátua cair de novo. Dessa vez, porém, sua cabeça e mãos tinham sido quebradas e estavam sobre a soleira(1sm 5.4).
Mesmo assim ele não entenderam o que Deus estava lhes mostrando. Por isso, o Senhor tomou medidas mais drásticas, que incluíram pragas e morte(1sm 5.6-12). Como os egípcios na época de Moisés, os filisteus precisavam da prova definitiva da soberania de Deus para se render `a realidade. E nós de que precisamos para colocar a nossa arca da aliança novamente sob controle de Deus?