UBE blogs

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

79a Assembleia do conselho regional de Ministros da Igreja de Cristo


Recebendo das mãos do Pastor Joel Medeiros,  Certificado de Homologação.

sábado, 14 de janeiro de 2012

C A R N A V A L - A FESTA DA CARNE

Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis (Rm 813)

A palavra "carnaval" vem do latim " carne levare", que significa abstenção da carne. Este termo começou a ser usado no século XI para marcar a vésPera da quarta feira de cinzas, dia em que (no calendário católico) se inicia a abstenção de carne, o jejum da quaresma.
O papa Gregório Magno teria dado ao último domingo antes da quaresma o titulo de : dominica ad carnes levandas, posteriormente carne levandas, carne -levale, carneval , carnaval.
Segundo José Carlos Sebe, historiador, ao carnaval estão relacionadas as festas populares de diversos povos, como as saturnálias e as caecas babilônicas.
Em Roma realizava-se procissões ao deus grego Dionísio, baca para os romanos, responsável pela fertilidade, era também o deus do vinho e da embriaguês.
As famosas bacanais eram festas regadas a muito vinho e orgias,também eram marcadas pela eliminação da repressão e liberdade para o erotismo, tendo ainda raizes no antigo Egito, nas festividades à deusa Isis e ao deus Osiris, por volta de 2.000 a.c.
No inicio alguns papas tentaram acabar com esta festa(Clemente, Benedito) outros no entanto a patrocinavam.
Ao contrario do que se imagina a origem do carnaval brasileiro é totalmente européia, sendo uma herança do entrudo português e das mascaradas italianas, somente muito depois, no inicio do século XX foram acrescentados elementos africanos, que contribuiram de forma definitiva para o seu desenvolvimento.
Nesta época ainda bem diferente em muitos aspectos, as pessoas se enfrentavam nas ruas, atirando água umas nas outras com bisnagas, pós de todos os tipos, laranjas , ovos podres e até mesmo urina, esta brincadeira perdurou por muito tempo , chegou até mesmo a alcançar o período da república.
Foram então surgindo formas mais civilizadas de brincar, tais como o confete, a serpentina e o lança perfume. Foi aí que o povo começou a trocar as ruas pelos bailes.

Já as fantasias usadas inicialmente em bailes de mascaras, por serem muito quentes em um paíz tropical como o nosso, logo foram dando lugar a trajes cada vez mais leves, chegando ao nível de nudez atual.
Havia corinhos para animar as festas, valsa e tango, e tambem o samba, bem diferente dos sambas de nossos dias. Os escravos contribuiram com o carnaval com um estilo musical chamado lundu, tal rítmo no entanto era considerado indecente e limitava-se as senzalas.
O carnaval de hoje conta com bailes à fantasia de todos os tipos, baile para crianças, baile da terceira idade, baile de travestis entre outros. Toca-se samba, axé music, frevo, funk, no carnaval de hoje não se dança mais, pula-se.
A igreja católica romana a muito tenta cristianizar o carnaval, embora não exista uma referência bíblica sequer favorável aos seus argumentos. Pelo contrário existe todo um contexo bíblico explicitamente contrário à essa manifestação "popular".
O carnaval é um exemplo real da sobrevivência do paganismo, com todos os seus elementos presentes. É a explícita manifestação das obras da carne: Idolatria, adultério, prostituição,impureza, lascívia, feitiçaria,inimizads, porfias, emulações, iras, dissenções, heresias, invejas, homicidios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes.(Gl 5.19-21).
Então qual deve ser a posição do cristão diante do carnaval, devemos sair de sena para um retiro espiritual?(Ef 5.7). Devemos ficar e aproveitarmos a oportunidade para vangelizar?(2Co 4.4).
Há quem justifique como estratégia evangelística a participação efetiva na festa do carnaval, desfilando com carros alegóricos e blocos evangélicos, o que não deixa de ser uma forma de associação com a profanação. Sendo assim fica a pergunta ... devemos frequentar boates gays? ou sessões espíritas?
Creio que a resposta cabe a cada um. Mas por outro lado, a personalidade da igreja nasce de princípios estreitamente ligados ao seu propósito: Fazer conhecido ao mundo um Deus que, dentre muitos atributos, é Santo.
Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as obras da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito(Rm 8.5-8)
Porque foses comprados por bom preço ; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.(1Co 6.20)