UBE blogs

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

H A L L O W E E N para cristãos

Comemorado no dia 31 de outubro, a festa de halloween traz em seu contexto superstições e influencias de várias culturas que uniram-se através de séculos.
Tem suas raízes nos festivais de outono dos celtas povo que viveu há cem anos atrás, onde hoje é a Grã Bretanha e o norte da frança. Seus sacerdotes eram chamados druidas.
Eram dadas a magia e a feitiçaria. Os celtas criam que o ano novo deveria ser comemorado na última noite de outubro, pois o véu entre o nosso mundo e o mundo dos mortos se tornava mais frágil, sendo essa noite ideal para se comemorar com os que já partiram.
Acreditavam que os espíritos dos mortos voltavam ao antigo lar procurando algum contato com os entes queridos, Se os vivos não providenciassem alimentos para esses espíritos, coisas terríveis lhes poderiam acontecer; e se não lhes fosse oferecida uma festa nesta data, atormentariam os vivos. Seria uma noite de medo, pois os aldeões, assustados acendiam fogueiras para honrar o deus sol, sacrificavam animais e ofereciam sua colheita, porquanto temiam que os espíritos matassem seus rebanhos e destruíssem suas propriedades. Para confundir os espíritos eles se vestiam com roupas negras e usavam mascaras, ofereciam maçãs, símbolo da vida eterna, isso tudo misturado com muita música e dança.
Essa comemoração tinha também seu aspecto místico, com espíritos e bruxas presentes rondando as festividades.
Os romanos, tendo adotado muitas divindades gregas na criação de sua mitologia, tentavam aplacar o ódio de Hecate (rainha do mundo subterrâneo) colocando bolos de mel e corações de galinha como oferenda nas soleiras das portas.
TAMBEM PODEMOS VER ESSAS OFERENDAS NO BAIXO ESPIRITSMO (UMBANDA, QUIMBANDAE CANDOMBLÉ) NO BRASIL. Em todas elas o objetivo é o mesmo: satisfazer os espíritos para conseguir favores.
Bruxas e feiticeiras sempre foram vistas como adoradoras de demônios e detentoras de poderes ocultos. As novas recrutas deveriam renunciar a Deus, contraindo laços eternos com
O diabo e daquele em diante eram encorajadas a atrapalhas a vida dos cristãos. Maleficium era o nome do dia propicio para a prática secreta do mal; e, para que suas feitiçarias se transformassem em fontes poderosas de desarmonia, satanás lhes conferia poderes sobrenaturais.
Estranhamente o halloween significa dia das bruxas. É por isso que os participantes dessa festa apreciam as bruxas. Cria-se que elas tinham capacidade de manipular poderes sobrenaturais, a fim de alterar o clima, voar em noite de lua cheia, cegar alguém, etc. o objetivo principal porem era a fertilidade, obter o poder dos deuses para a multiplicação. nos séculos XV, XVI e XVII houve grande perseguição por parte da igreja católica, como ela não conseguia reprimi-las por completo então recorreu a um astuto plano, incorporou o dia da celebração pagã ao calendário cristão. O grande festival celta em homenagem aos mortos, samhain, na igreja católica agora seria o dia 01 de novembro com a missa de todos os santos e santas que já haviam deixado a vida. Interessante notarmos que aquilo que era proibido para a igreja católica Romana foi aculturado e tornou-se o dia para se cultuar os mortos, o famoso dia dos finados.
Depois de termos visto a origem, a história e o ressurgimento da festa das bruxas, chegamos à conclusão de que a festa de halloween é contrária às escrituras. Em nossos dias, cresce a apostasia em grupos religiosos associados à bruxarias satanismo etc.
A origem do halloween está intimamente associada à comunicação com os mortos. Crença espírita que ensina que o morto é um mensageiro e deseja trazer algum recado celestial. Sabemos que a manifestação desses espíritos são reais mesmo que a pessoa tome por brincadeira se entrega a esses contatos, deve então ter consciência de que esses agentes não são espíritos dos mortos, pois os mortos não estão à disposição de evocações, pois aos homens está ordenado morrer uma vez, vindo depois disso o juízo (Hb 9.27).
Deus não deu essa autorização: quando, pois vos disserem: consultais os que têm espíritos familiares e aos adivinhos, quer chilreiam e murmuram: porventura não consultará o povo a Deus? A favor dos vivos se consultará os mortos? Á lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo essa palavra, é porque não há luz neles (Is 8.19-20).
Mas o espírito expressamente diz que, nos últimos dias apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de demônios (1 Tm 4.1)
Fonte: I C P-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.