UBE blogs

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Doutrina Bíblica x Usos e costumes



Já a muito tempo venho procurando alertar os crentes  sobre o risco que correm de viverem dentro de uma igreja a vida toda, porém afastados da Graça salvadora. Não são poucas as vezes que cito o texto do apóstolo Paulo aos Gálatas, quando ele sob a direção e inspiração do Santo Espírito, fez um alerta aos legalistas sobre o fato de que ao tentarem se salvar pelo cumprimento da Lei, estão vivendo afastados da Graça de Deus.

Pela fé sois salvos, e isso não vem de vós e dom de Deus, tentar se salvar cumprindo "normas e regras de homens", foi o maior engano que satanás pode implantar no seio da igreja, o que o texto preferido pelos legalistas sobre o qual as igrejas (principalmente pentecostais) firmam as suas doutrinas (usos e costumes já havia tentado no início da igreja, conseguiu nos últimos cem anos.
Para completar,  faço questão de explicar o texto do Novo Testamento escrito pelo apóstolo Pedro sobre o adorno e enfeites das mulheres, que segundo os legalistas seria uma proibição as mulheres acerca do uso de jóias dentre outras coisas (1 Pedro 3. Em nenhum momento Pedro "proibiu" o uso de jóias ou o frisado dos cabelos (coques, tranças) ou na compostura de vestidos (vestidos novos ou com muitos detalhes).
O que , o apóstolo  disse: "O enfeite delas "não seja" o exterior" (v.3), se referindo ao fato de que a mulher deve entender que ela não vai ser analisada pelo que veste, ainda que com muito adorno, mas as mulheres de Deus devem sim entender que elas serão analisadas pelo interior no "incorruptível trajo de um espírito manso e quieto" (v.4).

Algumas denominações,  ainda insistem em tentar conduzir o povo a salvação por meio do legalismo, afastando o povo da liberdade com que Cristo os libertou (Gálatas 5.1).  Graças a bondade do Senhor e de sua Graça,  novos seguimentos denominacionais surgiram no Brasil, mostrando que a salvação oferecida pelo Senhor, é mais que suficiente para nos conduzir a vida eterna.
 Precisamos ter equilíbrio e refletir à luz dos princípios contidos na Palavra de Deus,estes são atemporais e nos ajudam a discernir entre o lícito e o ilícito, o conveniente e o inconveniente,  (Is 5.20; Hb 5.12-14). De acordo com a Bíblia, todas as coisas são lícitas, mas entre estas há coisas impuras, desonestas, que não edificam, que dominam, que não glorificam a Deus, etc. (1 Co 6.12; 10.23,31; Fp 4.8).

Não há, no Novo Testamento, especificidades quanto ao modo de nos vestirmos. Não está escrito: “As mulheres devem usar saia ou vestido compridos”. O que Palavra de Deus assevera que é o traje deve ser honesto, com pudor e modéstia (1 Tm 2.9).

É preciso ter equilíbrio, a opção “liberar geral” não é a melhor. Para uma mulher ser bonita, no mundo, precisa ser sexy. Isso vale para uma serva de Deus?

Porém não sou contra a mulher se produzir o que devemos  evitar é o exagero.
  O crente equilibrado não se traja segundo o mundo, e sim de acordo com a sua consciência cristã, formada a partir do conhecimento da sã doutrina. A respeito disso, sugiro que o leitor estude  Romanos 14.

A despeito de o Novo Testamento não fixar moda alguma para o cristão, esse assunto está embutido na doutrina bíblica. As Escrituras não priorizam costumes — prioritária é a doutrina. .

Não nos esqueçamos, entretanto, de que a Palavra de Deus está acima de tudo isso e deve controlar todo o nosso viver (Sl 119.105).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.