UBE blogs

domingo, 8 de abril de 2012

Reobote - Lugar de alargamento

Gn. Cap. 26

Ao mudar-se com sua família e seus rebanhos para os termos de Gerar, no domínio dos filisteus, face um grande fome haver se instalado sobre Canaã.  O texto bíblico explica que o próprio Senhor instruiu Isaque a não ir para o Egito, mas seguir na direção de Gerar.  
  A bênção do Senhor estava sobre ele.  Apesar da falta cometida pelo patriarca, coincidentemente a mesma que Abraão cometera,  mentiu sobre seu estado civil, afirmando que Rebeca era sua irmã, e não esposa. A verdade veio à tona quando Isaque foi observado “brincando” com sua esposa (v. 8).   sua lavoura  produzia cem por um logo no primeiro ano. Isto era absolutamente sobre natural.  os rebanhos de Isaque se multiplicavam e  isto despertou a inveja dos filisteus; que passaram a “fechar os poços” de Isaque: Estes taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado na sua época, enchendo-os de terra. (v. 15).
Todos nós, servos de Deus, vivemos as dificuldades patrocinadas pelos “filisteus” que insistem em “fechar os nossos poços”.
a)      Eseque, lugar de contendaOs servos de Isaque cavaram no vale e descobriram um veio d´água. Mas os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, dizendo: a água é nossa! Por isso Isaque deu ao poço o nome de Eseque, porque discutiram por causa dele. ( 19,20).
b)      Sitna, lugar de inimizadeEntão os seus servos cavaram outro poço, mas eles também discutiram por causa dele; por isso o chamou Sitna. (v. 21).  O nome “Sitna” significa “inimizade”, “acusação”, da mesma raiz de onde se origina a palavra Satanás.
c)      Reobote, lugar de prosperidadeIsaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa dele. Deu-lhe o nome de Reobote, dizendo: Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra. (v. 22).  O nome “Reobote” significa “alargamento” ou “amplitude”.  Denota a fase de prosperidade para aqueles que são perseverantes.
d)      Continue cavandoNaquela noite, o Senhor lhe apareceu e disse: Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão. (v. 23).  Um detalhe a mais: ali, onde Deus reafirmou sua aliança, Isaque edificou um altar e invocou o nome do Senhor (v. 25).
e)    Um dia eles cansam: Os versos 26 a 28 contam que Abimeleque e uma comitiva de filisteus foram até Isaque para se retratar com ele.  Uma demostração de que Deus o honrava frente aos inimigos. Isaque lhes perguntou: por que me vieram ver, uma vez que foram hostis e me mandaram embora? Eles responderam: vimos claramente que o Senhor está contigo...  Agora sabemos que o Senhor tem te abençoado. ( 27,28).
Continue servindo ao Senhor em santidade e fidelidade. Continue cavando os poços, pois logo o Senhor o levará para o “lugar espaçoso”.  Mais do que isto, chegará o dia quando pessoas que hoje se colocam em oposição ao seu ministério virão em busca do seu perdão.  Eles terão que reconhecer que a bênção do Deus Eterno está sobre sua vida e ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.